Retrospectiva 2017 – A luta contra a Reforma da Previdência

22, dezembro 2017.

 
Devido as mudanças das regras para a aposentadoria propostas pelo Projeto de Emenda Constitucional 287/2016 a ASSOJURIS esteve em diversas cidades do Estado de São Paulo realizando reuniões e atos.
 
 
Em suas visitas a entidade protocolava junto a presidência da Câmara Municipal da cidade um pedido para que os vereadores intervissem junto aos parlamentares para que fosse barrada a reforma da previdência, além da realização de uma audiência pública para tratar sobre o assunto.
 
 
 
Como resultado das Audiência Públicas realizadas as Câmaras divulgaram notas de repúdio contra a Reforma da Previdência.
 
 
Com o intuito de dar ciência aos servidores do Poder Judiciário sobre os prejuízos que a mencionada PEC trará não apenas para o servidorismo público, mas sim a toda população, a pedido da ASSOJURIS, em fevereiro, o então juiz assessor da presidência, Dr. Fernando Bartoletti apresentou um estudo sobre a reforma.
 
 
Preocupados com as mazelas que a PEC 287/2017 entidades de vários seguimentos público e privado, dentre elas a ASSOJURIS, se reuniram formando o Comitê Municipal Contra as Reformas Trabalhista, da Previdência e contra a Terceirização de Ribeirão Preto os quais junto com Centrais Sindicais realizaram grandes atos, passeatas, debates e panfletagens a fim de conscientizar a população em geral.
 
 
Em maio a ASSOJURIS, representada por quase uma centena de pessoas entre dirigentes, associados, advogado, colaboradores, acompanhada também por representantes e associados do Sinjuris, Afoca, Affocos, Ajesp e Apatej, todas do Judiciário Paulista, esteve presente junto com milhares de pessoas no movimento denominado “Ocupa Brasília” contra as Reformas Trabalhista, da Previdência e Terceirização.
 
 
Em meio as palavras de ordem no decorrer do ato, policiais militares iniciaram um processo de agressão à população que apenas exercia um direito assegurado constitucionalmente de livre manifestação.  Uma verdadeira barbárie!
 
A ASSOJURIS disponibilizou em seu site, por meio da ANFIP, ferramenta para que seja enviado e-mail aos parlamentares repudiando a aprovação da PEC 287.
 
Recentemente o Governo Federal informou que voltará a tratar da questão reforma da previdência em fevereiro de 2018.