PEC 241/2016 (55/2016) – Manifestantes são agredidos pela policia durante ato em Brasília

30, novembro 2016.

Durante toda terça-feira, 29 de novembro, a ASSOJURIS, representada pelo vice-presidente Adolfo Benedetti Neto, o Pardal, bem como outras entidades do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, esteve em Brasília a fim de acompanhar a tramitação da PEC 55/2016 no Senado.
 
 
Logo pelo inicio da manhã a entidade participou de audiência pública sobre a transparência onde a professora convidada Maria Lucia Fattorelli debateu com os presentes sobre a PEC 55, condenando-a pois ela, “apenas impõe limites aos gastos primários, deixando de fora os gastos financeiros, gerado a partir da política monetária do Banco Central.
 
 
 
No inicio da tarde as entidades se reuniram a manifestação que percorreu toda extensão da praça dos três poderes onde milhares de grupos de servidores, movimentos estudantis, dentre outras frentes de luta, mostraram o descontentamento contra a PEC 55, por acarretar prejuízos a vários setores tais como educação, saúde e cultura, dentre outros.
 
 
 
 
Tao logo se chegou a frente do Senado Federal, a policia deu inicio a uma “guerra campal” onde manifestantes foram atacados, covardemente, com balas de borracha, sprays de pimenta, gás lacrimogênio e bombas de efeito moral, fazendo lembrar os ataques contra servidores do Poder Judiciário na histórica greve de 2010 quando os judiciários grevistas foram também atacados pela PM.
 
 
 
A ASSOJURIS classifica como positivo o ato desta terça-feira na praça dos três poderes como forma de demonstração de força e união de varias frentes para um bem comum repudiando a ação da Policia Militar e Federal contra os presentes.
 
 
Ao final da noite a PEC 55/2016 foi aprovada em primeiro turno por 61 votos a favor a 14 contra.