Discussão sobre cobrança dos gastos com o teletrabalho reúne centenas de Judiciários

30, novembro 2020.

ASSOJURIS, AFFOCOS, APATEJ, AJESP, AFOCA – Assis e região,  ASSISJESP, SINJURIS E SINSPJUD, em reunião com seus associados, na noite de ontem, 24 de novembro, virtualmente, discutiram sobre a cobrança judicial dos gastos oriundos do home office durante a Pandemia da Covid – 19.
 
As questões técnicas ficaram a cargo do advogado Dr. Marcos Eduardo Miranda, idealizador e responsável pelo ajuizamento da ação. 
 
No decorrer da reunião cerca de 448 servidores acompanharam e participaram do ato que também culminou no encaminhamento de vários indicativos a serem levados na reunião do dia 26 próximo, ocasião em que as entidades representativas estarão se reunindo com o Tribunal de Justiça.
 
A medida a ser ajuizada já está concluída e busca a cobrança de valores que vão de R$5.450,26 até R$6.016,66, período de março a outubro.
 
Não haverá qualquer custo aos associados, nem mesmo custas processuais.
 

Alemão - Presidente Executivo da ASSOJURIS

Ao final os presentes aprovaram e referendaram os assuntos abordados,  inclusive no tocante aos valores a serem cobrados, cifras essas apuradas através de estudos técnicos realizados.
 
"Esta ação abre espaço para futuras discussões entre a Categoria dos Judiciários Paulistas e o TJ/SP sobre a implantação de uma política, tanto no aspecto financeiro como da Saúde dos trabalhadores, durante e pós Pandemia, ambas extensivas aos demais segmentos do servidorismo e iniciativa privada", enfatiza Carlos Alberto Marcos, o Alemão. 
 
 
Indicativos outros aprovados:
– suspender o peticionamento eletrônico no recesso forense;
 
– que o trabalho presencial na vigência do Sistema Escalonado de Retorno Presencial seja reduzido para 4 horas;
 
– que seja facultado a digitalização dos processos físicos, de ofício,  ou seja, independentemente de requerimento, apenas e tão somente para as Unidades Cartorárias que reunirem condições;
 
– discutir implantação de horário de expediente de acordo com o resultado da pesquisa realizada;
 
–  discussão entre Servidores e Tribunal de Justiça sobre implantação de uma política financeira e de saúde para o teletrabalho, durante e pós Pandemia da Covid -19;
 
–  discussão sobre o programa de prevenção de assédio moral, sexual e discriminatório, além da instalação das respectivas  comissões (Resolução 351/2020, do CNJ).
 
 
Cidades que participaram do ato:
Guarujá 
Mariporã
Franca
Mococa 
Jundiaí 
Palmital
Votuporanga
São Simão 
Sorocaba
Osasco
Ituverava
Itapecirica da Serra
Tanabi
Cravinhos
Rio Claro
Ribeirão Preto 
Caraguatatuba
Guariba
São José do Rio Preto
Praia Grande 
São Paulo 
Florida Paulista
Leme
Assis
Piracicaba
Oswaldo Cruz
Candido Mota
Dracena
Itu
Campinas
Permite
Pirapozinho